Livro: Perispírito

Fazia tempo eu que namorava esse livro. Na época queria focar nas práticas e a teoria não importava tanto. Somente agora decidi olhar para alguns assuntos em detalhe e precisei comprá-lo pois é uma referência.

O termo perispírito foi usado por Kardec pela primeira vez em 1857 no seu livro “O livro dos espíritos”. De lá prá cá, muita gente dentro e fora do espiritismo desenvolveu e escreveu sobre o assunto. O autor Zalmiro Zimmermann faz uma grande compilação de tudo que existe até hoje. Zalmiro é brasileiro. O livro não é uma tradução.

Ele aborda com detalhes os corpos sutis: alma, mentalsoma, duplo etérico. Com uma abordagem não religiosa apresenta as propriedades do perispírito. No final do livro, apresenta assuntos mais recentes tais como aborto, cremação e congelamento.

Veja nas fotos acima o sumário com os assuntos abordados no livro.
Contudo, quero destacar três capítulos:

1 – Primeiro, o capítulo sobre evolução. Apresenta a evolução humana na forma tradicional mas adiciona outras linhas de estudiosos que consideram o espírito e a consciência dentro desse conceito de evolução.

2 – Segundo, o capítulo sobre obsessão. Esse é um assunto em que os espíritas tem bastante experiência e podem falar com autoridade. O autor vai apresentar as etapas de uma obsessão sem perder o foco das repercussões no perispírito.

3- E por último, o capítulo da desencarnação onde conta com detalhes sobre a separação do perispírito do corpo físico. O momento do descarte do corpo energético.

O livro não vai falar sobre chacras, passes, cristo, evangélio, lições de moral, assistência, leis do universo, incorporação, ou desenvolvimento da mediunidade.

Vou dar uma nota 9,9 ao livro. Quase 10 🙂
É que em algumas poucas partes o autor fala de quântica. É uma tentativa frustrada de se buscar cienticificidade para o assunto. Desnecessário.

É um livro obrigatório não só para espíritas mas para todos que estão no caminho querendo entender o funcionamento de tudo isso.

Com linguagem fácil, não necessita de conhecimento prévio sobre espiritismo.
Nessa quarta edição já totaliza 22.500 exemplares impressos. É de fato uma referência. Pode ser lido de cabo a rabo, ou como fonte de consulta.

O livro é caro. Em torno de R$100. Mas vale.


Perispírito
Autor: Zalmino Zimmermann
Ano: 2011
550 páginas
Editora Allan Kardec

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s